Codificação do Congresso SBMFC Brasil 2017

Pesquisa-ação: Indexação de congressos

Introdução

A intenção de se codificar os trabalhos do 14º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (14º CBMFC) com a utilização do 3CGP (do inglês, Core Concept Classification in General Practice Family Medicine) surgiu durante a 21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família, quando membros da comissão organizadora do 14º CBMFC puderam participar de atividade ministrada pelo Dr Marc Jamoulle sobre o tema e perceberam o quão importante poderia ser utilizar o 3CGP, que consiste na utilização da Classificação Internacional de Atenção Primária (CIAP-2) e dos Códigos Q para classificar o conteúdo dos resumos submetidos ao congresso. Os congressos brasileiros de medicina de família e comunidade são eventos de grande porte, que reúnem milhares de médicos de família brasileiros e estrangeiros e costumam receber um número substancial de resumos. A experiência de se utilizar o 3CGP em um evento dessa magnitude pode ter grande impacto para o desenvolvimento da especialidade no país, além de ter um caráter pioneiro, contribuindo para que o 3CGP possa se tornar um padrão internacional nos congressos de medicina de família/clínica geral.

Objetivo

  • Ensinar o colega a escolher um tema

  • Ensinar como indexar

  • Contribuir para a atualização dos Q-Codes

  • Gerenciar o congresso

  • Contribuir para a gestão do conhecimento em medicina da família e comunitária

Método

Trata-se de uma experiência de pesquisa-ação que consistirá na codificação de todos os resumos submetidos para serem apresentados no 14º CBMFC com a utilização do 3CGP. Os autores serão apresentados aos sistema de classificação por meio de um texto introdutório, recebido durante o processo de submissão do resumo, e deverão submeter seu trabalho no site do evento utilizando-se de um sistema que já permita a eles realizarem a codificação do resumo. Ao final do processo de submissão do resumo, também será solicitado que os autores avaliem a experiência de utilização do 3CGP. Os dados obtidos nesse processo serão avaliados por membros da comissão organizadora do 14º CBMFC, que se encarregarão de realizar sua síntese.

Material :

Resultados esperados
Pretende-se codificar todos os resumos submetidos ao 14º CBMFC sem que isso se constitua em prejuízo à organização do evento

Limitações
Boa parte dos autores que submeterão seus trabalhos ao 14º CBMFC não tem pleno domínio do CIAP-2 e, de forma ainda mais expressiva, dos Códigos Q. Além disso, a codificação durante a submissão do resumo pode deixar o processo mais longo e trabalhoso aos autores.

Contato :

Dr Daniel Knupp ; knupp.bh[a]gmail.com